domingo, 5 de dezembro de 2010

Planejamento em Implantodontia

Prezados alunos,
Vamos estudar mais profundamente o assunto ministrado na última aula.
O planejamento em Implantodontia. Como eu previa foi um assunto instigante, que surgiu vários questionamentos e o objetivo deste Blog, não é esgotar o assunto, mas esclarecer dúvidas, provocar discussões, incentivar a pesquisa e interagir com os alunos e visitantes.
Primeiramente vamos iniciar com um breve histórico,  conhecido por todos, mas para relembrar o início da Implantodontia moderna.
Responda as questões baseados em discussão em sala de aula referências, trabalhos indicados.Esta sequencia o levará a um planejamento lógico dentro da Implantodontia .


Esta atividade terá o valor de 15pts

obs:Pesquise bastante e relembre nossas discussões em sala de aula e filmes de casos clínicos

 1) Explique como em 1965 o Prof. Per Ingvar Branemark ``descobriu a Osseointegração``         



 2) A importância do conhecimento em Periodontia , nos auxilia muito no planejamento em               Implantodontia. Explique os perfis gengivais.



3) De acordo com a imagem clínica e radiográfica abaixo, descreva os possíveis tratamentos para este caso





4)Discorra sobre enxertos ósseos antes, durante e após o tratamento com                                      implantes                               




5)Observe o caso clínico abaixo e faça a correlação da distância: mésio-distal e vestíbulo-lingual , para o planejamento com implantes Standard de 3,75mm 




6) A Cirurgia Plástica Periodontal é uma área da Odontologia que está diretamente relacionada    com a Implantodontia. Com o advento dos Abutmants Estéticos, como podemos correlacionar isto  no tratamento com Implantes no dia-a dia. (observe as imagens clínicas abaixo)






7) Os Zênites Gengivais constituem  parte integrante da estética Priimplantar. Como devemos     planejar a altura destes antes do tratamento?








8)Os exames complementares variam com a indicação de cada caso. Quando estão indicados       exames complementares radiográficos, tomográficos ou Prototipagens Esteriolitográficas?






Referências
MISCH, C.E. Implante Odontológico Contemporâneo. 1 Ed. São Paulo; Pancast Editora, 1996
PETTERSON, L. J. Cirurgia Oral e Maxilo-facial Contemporânea. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993 GARBIN, C.M; GARBIN, N.M. Enxertos Ósseos e Regeneração Tecidual Guiada: Noções Básicas. 1 Ed. São Paulo; Pancast Editora, 1994
HOBKIRK,J.A; WATSON,R.M. Atlas Colorido e Texto de Implantodontia Dental e Maxilofacial. 1 Ed. Editora
 Porto Alegre, Livraria e Editora Artes Médicas Ltda, 1996
JUNQUEIRA.L.C; CARNEIRO.J. Histologia Básica. 9 Ed. Rio de Janeiro; Guanabara Koogan,1999
OLIVEIRA, E.J. Princípios de Bioengenharia em Implantes Osseointegrados. 1 Ed. Rio de Janeiro; Editora Pedro Primeiro, 1997